O casal e suas finanças

Um casal costuma conversar, sonhar e planejar juntos muitas coisas; casa, filhos, educação, alimentação mas, entre tantos assuntos, não é costume entrar nessa lista as "finanças do casal", pelo menos de uma forma mais organizada. E a falta da conversa e do planejamento nesta área pode afetar todos outros aspectos da vida em comum. Estudos mostram que quase 60% dos divórcios acontecem devido a problemas financeiros. Esse número é muito alto. Mas como podemos evitar que isso aconteça?

O primeiro passo é a conversa em família, além de sonhar juntos, o ideal é o casal planejar financeiramente conjuntamente para alcançar seus objetivos.

Uma vez uma amiga me perguntou: "Alessandra, eu amo muito o meu noivo, mas tenho receio em casar, não quero perder minha independência financeira, ter que ligar para ele cada vez que for comprar um sapato novo. Não sei o que fazer.."

Para controle do orçamento do casal existem várias maneiras de proceder:
- a primeira (a que minha amiga tem tanto receio) quando o casal tem conta conjunta, com toda renda e todos gastos juntos - neste caso é ainda mais importante o planejamento para que um não tenha grandes gastos sem o outro saber e percam o controle do orçamento
- outra forma é cada um manter sua conta bancária independente e dividirem as contas da casa, da forma mais conveniente - se esta for sua opção, fique atento para compartilharem e planejarem juntos mesmo com contas separadas
- e ainda (a dica que dei para minha amiga) é cada um manter sua conta individual e abrirem também uma conta conjunta. Nesta conta o casal faz os depósitos referente às despesas da casa e também usam para poupar para realização dos sonhos. Uma opção interessante é abrir justamente uma conta poupança, que tem certas limitações mas de controle mais fácil.

Não existe uma forma ideal de tratar com o dinheiro, o importante é descobrir a maneira que mais se encaixe com sua forma de pensar, com suas necessidades, com o seu perfil.

Veja algumas outras dicas úteis:
- conversem sobre o assunto dinheiro
- montem uma planilha com as rendas e gastos da família
- se a situação está apertada, descubram juntos a melhor forma de economizar para que um não agrida as prioridades do outro - juntos vocês podem economizar muito mais do que cada um em separado
- tracem metas, coloquem no papel, façam um planejamento de como alcançá-las - sejam práticos: poupando determinado valor por mês, em quanto tempo vão conseguir atingir o objetivo?

E minha amiga o que achou das idéias? Ela resolveu marcar a data do casamento.
 

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados