Planejando o futuro do seu filho

Todos pais se preocupam com o futuro de filhos. E quando pensamos nisso o melhor investimento é na Educação. Outros investimentos podem "ir embora", mas é a educação que vai dar condições de seu filho ter sucesso e ser feliz.

E educação não é barata e exige um investimento dos pais para poder financiar os estudos. É bom lembrar que o investimento em educação começa desde cedo, com escolinhas que sigam princípios que os pais acreditam. Às vezes é bem difícil a "peregrinação" para conhecer escolas e achar a melhor, mas o futuro do seu filho agradece!

Já que o tema é investimento, não podemos deixar de pensar também na educação financeira - diferente do que muita gente pensa - deve sim começar desde cedo. Nenhuma criança precisa saber como investir, mas é bom saber lidar com o dinheiro dentro da idade e da realidade dela, saber poupar, entender porque a mãe olha o preço dos produtos no supermercado, entender que, se ela gastar toda "semanada" na cantina da escola já no primeiro dia da semana, não poderá comprar guloseimas nos outros dias. Enfim, independente da situação financeira dos pais se está boa ou não, saber lidar e valorizar o dinheiro.

De todos os investimentos em educação, parece que o mais pesado é o curso superior. Pensando nisso, a primeira possibilidade é a de seu filho entrar em uma boa faculdade pública. Para isso mais uma vez pesa a boa educação primária e também um bom cursinho preparatório. Mas, ainda assim, não é nada fácil entrar em uma dessas universidades. Então é bom pensar em guardar dinheiro para financiar o curso superior - e quanto mais cedo começar a poupar, melhor!

Vamos imaginar um curso superior e uma pós com custo médio de 50 mil. Como conseguir esse dinheiro?

Quanto mais cedo você começar a investir agora, melhor! Tem mais tempo para capitalizar e vai precisar dispôr de menos.
Veja na tabela abaixo o quanto você precisa guardar por mês em cada situação

  • se você começar a poupar com seu filho pequeno e tiver 15 anos para investir
  • se você começar a poupar quando seu filho tiver 10 anos e você tiver 8 anos para investir
Aplicação Quanto poupar por mês
Tempo de investimento 15 anos 8 anos
Caderneta de Poupança (1) 160 400
Tesouro Direto NTN (2) 130 360
Fundo de investimento Pergunte a seu gerente:
  • Rentabilidade
  • Taxa de administração
  • Tributação
Fundo de previdência para curso superior Pergunte a seu gerente:
  • Rentabilidade
  • Taxa de administração
  • Taxa de carregamento
  • Tributação
Clique sobre o título para saber mais sobre a aplicação
(1) Considerado rendimento de 0,6% ao mês e isenção de imposto de renda
(2) Considerando uma NTN com valores já com desconto de imposto de renda
Para qualquer investimento, fique de olho na tributação - clique aqui para saber mais.

Note que quanto maior a rentabilidade da aplicação, menos você precisará depositar todos os meses.

Fique atento: os fundos de renda fixa geralmente tem rendimento similar aos títulos públicos, porém deve-se analisar as taxas cobradas que podem tirar o bom rendimento da aplicação.

Há também a possibilidade de renda variável, que são os investimentos em ações. Essas aplicações podem ter um rendimento bem melhor, mas também podem ter grandes perdas. Uma dica é colocar uma parte em renda variável, por exemplo 20% do que for economizar. Mas não colocar um valor muito alto, nada que comprometa o valor da faculdade.

Quanto mais tempo falta para os 18 anos de seu filho, mais você pode "arriscar", pois tem mais tempo para recuperar eventuais perdas. E quanto mais próximo estiver, seja mais conservador e proteja o investimento.

Se seu filho já está na adolescência e você ainda não pensou neste assunto.... Não se desespere, apenas seja prática e comece a investir. Faça um planejamento de quanto deve depositar por mês para conseguir o valor necessário.

Mas se seu filho já está prestando vestibular e você precisa de dinheiro para já, não tem jeito, procure um empréstimo. Busque diferentes tipos de empréstimos, sempre atento aos juros cobrados. Para facilitar pergunte ao seu gerente qual o CET custo efetivo total - que engloba juros e taxas, facilitando a comparação.

Primeiro veja se na empresa que você trabalha há opção do crédito consignado. Esse empréstimo é feito com desconto das parcelas em folha de pagamento, portanto costuma ter as menores taxas.

A segunda opção é o crédito pessoal. Converse com seu gerente, ele vai analisar qual a menor taxa de juros para você - dentro do seu perfil como cliente do banco.

E, não deixe de ver os financiamentos próprios para curso superior. Procure sempre em várias instituições financeiras, pois mesmo sendo o mesmo tipo de empréstimo, as taxas mudam conforme a instituição.

Lembre-se: independente da sua necessidade, faça um planejamento e descubra a opção mais viável para você.

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados