Previdência Privada

 Uma ótima opção se você não tem muita disciplina para guardar dinheiro todos os meses. Aderir a um plano desses facilita a sua vida: o desconto da aplicação é feito automaticamente todos os meses em sua conta corrente e você não precisa ter essa preocupação. 


No mercado existem vários tipos que merecem ser analisados e comparados, principalmente quanto à taxa de administração que pode ser alta e inviabilizar o investimento. 

Fique atento também a taxa de carregamento, cobrada sobre cada depósito – hoje vários bancos oferecem taxa de carregamento zero. 

O Imposto de Renda pode ser bem alto, até 35% se você tiver optado por tributação pela tabela de alíquotas regressivas e resgatar a aplicação em menos de dois anos. Neste caso deve deixar o investimento por mais de 10 anos para adquirir a alíquota mínima. Ou se optou pela alíquota progressiva, segue a mesma regra dos fundos de investimento em renda fixa. Portanto, se há possibilidade de você resgatar em menos de 10 anos, opte pela tabela progressiva. (clique aqui para ver a tabela de tributação

Outro ponto importante para analisar: escolher PGBL ou VGBL, afinal qual a diferença?

A grande diferença está mais uma vez na forma de tributação
PGBL – o IR é calculado sobre o valor total, porém você pode abater do imposto na declaração de ajuste anual
VGBL – IR é calculado apenas sobre os rendimentos, porem não é possível abater na declaração de ajuste anual
Se você faz a declaração simplificada, não precisa nem pensar, o VGBL é melhor. Mas se você faz a declaração completa, é bom analisar antes de escolher.

 

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados