Ter Ou Não Ter Cuidado com a crise financeira?

O noticiário é alarmante, algumas informações parecem deixar a situação mais crítica, outras parecem trazer uma trégua para esta crise. O que fazer em um momento desses?

O importante é ter os pés no chão. Definitivamente não é o momento de sair comprando, principalmente, com a instabilidade da economia, não é hora de ter grandes gastos. Com o aumento do IOF, empréstimos saem mais caros e sem saber o rumo da economia não dá para arriscar fazendo empréstimos ou financiamentos.

Não gaste além do planejado, manter o controle do orçamento e poupar vai trazer tranqüilidade em um momento conturbado.

Na hora de aplicar é bom ser cauteloso. Se você quiser aplicar em ações, pense muito a longo prazo. Se você é conservador, aplique em títulos do Tesouro Nacional. E para emergências de curto prazo, pense em fundos DI ou CDBs. O principal neste momento é cautela e diversificação. Não coloque todo seu patrimônio em uma única aplicação, tenha em mente os seus objetivos e faça um planejamento diversificado e que acompanhe suas metas.

E como última dica: fique atento com o velho ditado “Compre na baixa e venda na alta”, afinal ninguém sabe quando realmente é a baixa.... ou se pode baixar ainda mais.

JAN/2008

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados