Para que ter disciplina?


Muitos casos acontecem de pessoas terem dificuldade de realizar sonhos, o que tem-se visto é que não é a falta de oportunidades ou de recursos que os impedem, mas sim a falta de disciplina. Se analisarmos esta questão,esse seria o fator mais fácil de se conseguir, afinal é o único que depende apenas da própria pessoa e não de fatores externos.
O que acontece é justamente o oposto, é neste ponto que alguns têm mais dificuldade.

Perseverança, persistência são fatores fundamentais para disciplina, e esta por sua vez é o ponto fundamental para alcançar uma meta.

Mesmo olhando pelo lado de controle de finanças pessoais este fator continua sendo primordial.
Como podemos ver nos depoimentos encontrados neste site, há casos como o de Maria, faxineira, que realizou muitos sonhos, conquistou seu espaço, aposentou-se com 4 casas, 1 chácara e 3 galpões. Como Maria alcançou tudo isso?

Veja o caso de um ex-empresário, vamos chamá-lo aqui de Wilson, este senhor tinha uma renda de 40 mil por mês, levava uma vida de ostentação. Todos os meses ele e sua família faziam viagens caras. Carros sempre novos. A filha gastava muito em roupas. O filho gastava também bastante com baladas e namoradas. De uma hora para outra, a empresa quebrou. Ele não tinha casa própria, não tinha bens, não tinha uma reserva de emergência, não se preocupou com educação financeira dos filhos, tudo que ele ganhava gastava. Wilson foi a falência, seus filhos viraram a cara para ele e após um ano na miséria sua esposa também o deixou. Como Wilson, uma pessoa com renda tão alta, chegou a esta situação?

Qual a diferença entre Maria e Wilson, pessoas tão diferentes, que tiveram oportunidades opostas, uma com escassez de recursos e outro com abundância? Como explicar o caminho que trilharam?

A resposta mais uma vez é: disciplina.
A disciplina á algo da pessoa, você não depende de fatores externos para tê-la, depende só de você, justamente por isso pode ser tão fácil de alcançá-la... ou tão difícil...

Para começar este caminho, o primeiro passo é se conscientizar da importância de ter esse controle e assumir se você tem ou não.
A boa notícia é que esta característica da pessoa não nasce com ela. É isso mesmo, ela pode ser adquirida com o tempo.
Você pode começar com coisas simples de seu cotidiano, coisas que você sempre pensou que queria melhorar e nunca colocou em prática. Na área financeira também, comece de uma maneira simples, como anotando seus gastos para, em um segundo momento, poder guardar dinheiro e fazer planejamento futuro. São hábitos simples que incorporados ao seu dia-a-dia entram para sua rotina, que vão incurtindo a disciplina na pessoa.

Para ter disciplina basta querer e começar. Aproveite o ano que está iniciando, estabeleça suas metas e comece hoje.

FEV/2008

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados