A mulher hoje

As mulheres estão cada vez mais em busca de informações para cuidar melhor de suas economias, cada vez mais preocupadas em se valorizar, proteger seu dinheiro, pensar no futuro e principalmente incorporar essa habilidade em seu dia-a-dia.

Então qual seria a melhor aplicação para a mulher hoje? Parece que sempre escutamos as mesmas dicas sobre investimentos, e de fato, elas são limitadas, pois se restringem aos papéis que estão no mercado. Quando falamos em "como" e " onde"  investir, mais importante do que as modalidades de investimentos é analisar o comportamento da mulher.  A sua atitude e também dinâmica  é que vai fazer a diferença no mercado de investimentos, ou seja, a sua forma de agir diante das alternativas pode definir a perspectiva futura.

Primeiro não podemos unificar num mesmo bloco as melhores aplicações para todas as mulheres. Cada uma tem uma vida diferente, perspectivas e sonhos distintos.
 
Para começar, você deve responder qual o seu perfil:
 
Uma mulher solteira pode estar mais interessada em investir em sua carreira ou em viagens, por exemplo. Se estiver iniciando sua vida profissional pode arriscar mais, criando uma carteira diversificada com parte de suas economias, em ações ou fundos de ações. Uma forma de esta mulher arriscar um pouco no mercado de ações, com certa "segurança" é comprar fundo PIBB - um fundo composto pelas ações mais negociadas na bolsa. É uma alternativa de arriscar com ótima diversificação de papéis - mas sempre deve pensar em ações para longo prazo.
 
A mulher com filhos, solteira ou casada, pode ter outra postura, separando parte do capital para o futuro dos mesmos. Uma  sugestão seria aplicar em um título do tesouro federal a longo prazo, que coincida com a data que ela terá que pagar a faculdade e investir na educação dos filhos. Através do tesouro direto é possível, como o nome já diz, comprar diretamente títulos públicos com segurança e um bom rendimento. Outra sugestão seria comprar um consórcio imobiliário.  No consórcio ela terá, adiante, o valor referente a um imóvel, sem ter que pagar juros de um financiamento imobiliário- essa é uma boa alternativa para o futuro dos filhos, pois além de garantir um patrimônio, o consórcio pode ser visto como seguro para o filho que constar como beneficiário. Mas,  o principal papel de longo prazo e conservador para garantir o futuro dos filhos, é o de Educadora. Dê educação financeira para seus filhos, para que eles saibam cuidar de seu dinheiro e ter um futuro tranqüilo.

Perfil: A mulher casada. Para esta eu gostaria de deixar um conselho: participe dos investimentos familiares, acompanhe, saiba como investir. Muitas vezes a mulher deixa tudo na mão do marido, mesmo ele sendo um ótimo investidor, vale a pena participar, conhecer o mercado. A mulher quando assume uma posição de administradora geralmente se destaca, ela assume um papel transformador na dinâmica familiar. O principal para essa mulher é saber que ela, tanto quanto seu marido, pode cuidar das finanças..

Para tomar as rédeas de sua vida financeira é só começar. O importante é querer, se informar e colocar em prática. Mesmo com valores menores é possível começar a aplicar seu dinheiro. Hoje consegue-se investir em uma variedade de papéis sem precisar de um grande aporte inicial. Pode-se comprar no Tesouro Direto  a partir de de R$ 200,00.  Ações podem ser compradas por frações, sendo possível começar a investir com pequenas quantias. há também fundos que não exigem grande investimento inicial.

Portanto, se você estiver com pouco dinheiro, saiba que com organização e força de vontade é possível economizar. E, economizando um pouco que seja por mês, até conseguir valores maiores, você encontrará investimentos para proteger e valorizar seu dinheiro.

ABRIL/2008

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados