O grande investimento de ser mãe

Outro dia vi na televisão que muitos pais, nos Estados Unidos, dão salários aos filhos em troca de tarefas domésticas, conforme orientação de uma consultora. Imaginei uma mãe pedindo para a filha arrumar a cama ao se levantar e a filha respondendo:

- Isso irá custar U$ 10,00.

Pensei, será que eles cobram também para tirar seu prato da mesa? Para colocar suas roupas sujas no cesto de lavanderia? Me perguntei, o que esses pais estão investindo no futuro do filho? Talvez essas crianças aprendam realmente a cuidar de seu dinheiro, mas o que aprenderão sobre ética, moral, respeito aos mais velhos, ou mesmo como sobreviver no mundo de hoje, onde cada um tem que saber se virar sozinho e muitas vezes sem recompensa financeira?

Existe também o extremo oposto, os pais que a título de amor incondicional não falam sobre dinheiro com os filhos, não levam as dificuldades financeiras para serem conversadas dentro de casa, presenteiam seus filhos com tudo que querem sem critério algum. O grande problema disso é que essas crianças vão crescer sem noção de como lidar com o dinheiro. É comum vermos filhos que herdam bons patrimônios, mas ao administrá-los perdem tudo em pouco tempo. Eles receberam dinheiro como herança, mas não receberam educação e informação financeira.

Quando uma mãe quer saber de investimento para os filhos, eu posso desfilar uma série deles, como você pode ver na matéria "Pais investem no futuro dos filhos"

Mas o mais importante e não tão simples de mostrar é o investimento na educação. Para isso você pode começar mostrando ao seu filho como ter disciplina, como lidar com o dinheiro de forma consciente para que assim possa ter sucesso na vida e chegar a ser um bom investidor, sem se esquecer, é lógico, da formação moral e ética em relação a responsabilidade de se ter dinheiro.

Ser mãe e educar uma criança é um investimento de longo prazo, que tem que ser alimentado diariamente. Não só em termos financeiros, mas principalmente nos hábitos e atitudes do dia-a-dia.

A mãe ensina seu filho dando amor, dando exemplo e sendo firme. Veja algumas maneiras de ensinar seu filho no seu cotidiano:

  • Quando a mãe não deixa a criança comer doce antes da refeição, limita o consumo de refrigerante ou pede para guardar os brinquedos após usá-los, ela está educando, ensinando seu filho a ter disciplina e controle, fundamental para o sucesso financeiro.
     
  • Quando você pede para apagar as luzes que não estão sendo usadas ou para não demorar no banho, você está ensinando a economizar.
     
  • Você pode estabelecer uma semanada (um valor fixo dado semanalmente) para que a criança aprenda a distribuir o dinheiro ao longo da semana para o lanche da escola e outros gastos, sendo uma maneira de aprender a cuidar do próprio dinheiro.
     
  • Pode-se criar situações onde a criança terá que, ela própria, administrar seu dinheiro, como por exemplo, poupar para comprar um novo jogo.

A mulher faz do seu papel de mãe uma lição, com simples atitudes em sua rotina prepara seu filho para a vida, investindo no futuro dele.

Esse é um dos grandes investimentos de ser MÃE.

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados